"The bling ring", crônica de uma juventude rica, narcisista e obcecada
por marcas e celebridades, abre nesta quinta-feira (16) a mostra oficial
"Um certo olhar", do Festival de Cannes, revelando o lado bem humorado
de Sofia Coppola, que se inspirou em um verdadeiro grupo de assaltantes
adolescentes de Los Angeles especializados em assaltar casas de famosos.
Os adolescentes - um menino e quatro meninas (incluindo Emma Watson,
conhecida por seu papel como Hermione na saga "Harry Potter") - vivem na
opulência com pais permissivos e ausentes, com pouco interesse nos
estudos passam o tempo dissecando as marcas carregadas pelo "povo". A
verdadeira gangue, apelidada pela imprensa de "Bling Ring", consultava a
agenda das celebridades na internet para roubar suas casas quando não
estavam. Chegaram a furtar mais de US$ 3 milhões em joias, roupas e
sapatos.
Sofia Coppola desenhou um cenário com diálogos minimalistas, por vezes
saborosos, apresentando crianças ricas mimadas e vazias, que agem de
acordo com um espírito despreocupado. "Eu amo Chanel", diz a obsessiva
líder do grupo Rebecca (Katie Chang), ícone da moda que anda pelas ruas
dos belos bairros de Los Angeles ao lado de seus companheiros.
A primeira vítima da gangue é ninguém menos que Paris Hilton, a
herdeira milionária que reivindicou o status de "vítima da moda" ao
alugar sua casa para as filmagens. Sofia Coppola entra por esta caverna
de Ali Baba que é o consumo do luxo, onde a quadrilha faz incursões
repetidas (e um pouco repetitivas) pegando a chave reserva debaixo do
tapete como em uma série de televisão.
Coleção de sapatos, prateleiras inteiras de óculos de sol, sofás
cobertos por bolsas, almofadas e quadros com seu retrato. Fontes que
alimentam as conversas dos protagonistas. A verdadeira Paris Hilton
também aparece brevemente nos créditos e em uma discoteca onde os
adolescentes se reúnem para tirar fotos com seus celulares para suas
contas do Facebook.
Antes de passar para o seu grande momento do filme, a prisão, os jovens
cheiram cocaína. O roubo de objetos de marca gradualmente se torna um
grande passatempo, frenético e, finalmente, caricatural. "Eu quero
Chanel, vamos pegar algumas coisas", diz uma adolescente, no mesmo tom
que alguém diz que pretende ir à praia.
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